SALAS DE LEITURA

A leitura é um dos pilares da formação do conhecimento e do desenvolvimento do jovem estudante. No entanto, o hábito deve acompanhar (e respeitar) o desenvolvimento psíquico e intelectual. Para isso, é importante que os pais compreendam os estágios que caracterizam o relacionamento da criança com os livros.

JARDIM LITERÁRIO

O projeto do Jardim Literário foi idealizado pela professora Adriana Almeida, para aliar a literatura com o ar livre no nosso lindo parque, onde as professoras escolhem ótimas obras para apresentar aos seus alunos, contando as histórias.

EDUCAÇÃO INFANTIL

MONTEIRO LOBATO

A sala de Leitura “Monteiro Lobato” destinada à Educação Infantil e 1° ano é mobiliada de acordo com a faixa etária e com um acervo próprio, amplo e sempre atualizado. Através de seu acervo, as educadoras realizam leituras diárias para nossas crianças desde muito pequenas, com as crianças que estão no nosso Berçário, tanto na língua portuguesa, quanto na língua inglesa.

Nossas crianças a partir de Grupo III, além de ouvir histórias contadas pelas educadoras na escola, são convidadas semanalmente a levarem para casa, um livro do acervo da sala de leitura, indicados pelas educadoras que preparam momentos de “rodas temáticas”: livros de boas ilustrações, livros de histórias de aventuras, livros de um mesmo autor, livros que contam histórias de animais, etc ou momento de escolhas pelas próprias crianças, chamados de “temas livres”. Há também momentos propostos de leitura em casa, para alunos de Grupos IV e V, através do uso da tecnologia: QRcodes, propostos pelo material do “SAS”. Essas situações familiares promovem o bem-estar, o compartilhamento e o prazer de estar juntos, além de estimular a aprendizagem prazerosa da leitura.

Afirmamos e comprovamos pela experiência e observação de nossas crianças, durante todo o processo escolar, que estas ações iniciadas desde muito pequenos, refletem diretamente na formação de um leitor competente, no prazer por aprender, como ferramenta eficaz para ler e entender o mundo.

SEBO DO LIVRO

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais inauguraram um novo projeto: o Sebo do Livro. A partir de agora, todos os meses, os alunos poderão trazer livros que já leram para trocar por outros com seus colegas no dia do sebo.

ANOS INICIAIS E FINAIS

AURÉLIO ROCHA

Ler é o processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita. Nessa compreensão estão envolvidos o texto (forma e conteúdo) o leitor, seus conhecimentos prévios e expectativas. Para ler colocamos em jogo nosso conhecimento de mundo nossa capacidade de decodificação e nos envolvemos num processo de previsão e inferência contínuas…” Isabel Solé
IMG_20220330_183521

SELO LITERÁRIO

A Equipe de Análise Literária é composta por educadores dos vários segmentos da escola e foi criada para auxiliar na escolha dos livros que compõem o acervo da Sala de Leitura, garantindo a qualidade e adequação dos títulos em relação aos temas e idades, além de incentivar e ampliar o estudo e pesquisa dos educadores da escola, na área de literatura infanto-juvenil. Com reuniões constantes, a equipe está sempre atualizada com novos lançamentos, em contato com editoras e pronta para indicar a melhor leitura, para quem quiser compartilhar essa deliciosa experiência de mergulhar no universo literário.

ENSINO MÉDIO

GUIMARÃES ROSA

Contamos com a sala de leitura “Guimarães Rosa” no CJN, cujo principal objetivo é apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico do Colégio, além de valorizar a leitura literária em seu cotidiano e proporcionar condições para que o professor faça uso coletivo do texto escrito em diversas situações de aprendizagem. Trabalhamos os clássicos da Literatura cobrados nos principais vestibulares do país e realizamos anualmente o Mês Literário através da homenagem de autores nacionais consagrados. A cada ano os alunos e professores selecionam um autor e exploram sua obra ao máximo , culminando com a Feira do Livro.

DESEJA MAIS INFORMAÇÕES?

Material Didático

© 2023. Todos os direitos reservados ao grupo Jardim das Nações.