Durante nossos primeiros 25 anos, adotamos o Método Montessori – uma educação pautada pela independência para educar tanto intelectual quanto física e espiritualmente, com foco na Formação Integral dos nossos alunos. A partir disso, incluímos em nossa abordagem uma proposta sócio-construtivista da educação, mantendo nossa essência e atualizando nossos valores e nossa inspiração pedagógica. Hoje, a abordagem sócio-construtivista com essência Montessori, aliada às ideias de Piaget, Vigostky e Pikler e a inclusão de ferramentas como Project e Problem Based Learning, Novas Tecnologias em sala de aula e além do trabalho de excelência em escrita e leitura, esportes, artes, educação ambiental e sócio-emocional são a base da nossa Proposta Pedagógica.
Em nossa escola, utilizamos diversos recursos pedagógicos para nosso trabalho e nas salas iniciais da Educação Infantil, Berçário à Grupo III, agregamos materiais diversos (elementos da natureza, objetos diversos, canetas, livrões, fotos, etc) que oferecem e convidam a criança a interagir, observar, pesquisar e aprender sobre ela mesma, sobre o mundo que a rodeia, estabelecendo relações seguras e felizes.
Nestas salas, o material registra e torna visível para a criança, educadores e familiares, o processo que se está construindo. A partir das salas de Grupo IV a 1° ano EFAI, diversos recursos continuam a ser utilizados, e acrescentamos dentre eles o material do “SAS” (“Sistema Ari de Sá”) O material “SAS”, tem uma estrutura didática sólida, com muita credibilidade no meio educacional, que agrega valor à nossa proposta pedagógica desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Finais, que é pautada na construção de conhecimentos profundos e sólidos, na interação entre todos da escola, no respeito à características individuais e coletivas dos grupos de alunos, na vivência de valores de ética e cidadania.
Adotamos o Geekie One, que é um material didático totalmente digital e flexível (os conteúdos podem ser complementados, acrescentados ou reorganizado a qualquer momento) e é executável em qualquer dispositivo android ou IOS ; os nossos alunos recebem um chromebook em comodato para utilizarem o GeekieOne.
Um dos grandes diferenciais desse material é o uso da inteligência artificial para extrair todos os dados possíveis do engajamento e aprendizagem individual diário e periódico de cada estudante. A equipe de coordenação e professores têm acesso a todas as informações escolares dos alunos e turmas, sendo assim possível realizar intervenções pedagógicas de forma muito rápida e assertiva. Além disso, o aluno pode ter o seu plano de estudo individual proposto pelo GeekieGames e as famílias podem receber os relatórios de produção semanal dos estudantes.
O material didático está totalmente ajustado ao Novo Ensino Médio, com propostas de itinerários formativos gerais e específicos, mas também permite a alocação de conteúdos específicos e/ou de aprofundamento que estejam ainda ligados aos vestibulares mais tradicionais. Desde que passamos a adotar esse material no CJN em 2019, nossos resultados em vestibulares concorridos têm sido crescentes e muitos dos nossos alunos têm ingressado em instituições como USP, UNESP, UNICAMP, FGV, PUC, ESPM, FEI e diversas instituições federais pelo SISU/ENEM como UNIFEI, UFSCAR, UNIFESP.
A Escola Jardim das Nações foi criada no ano de 1970, num amplo espaço com parque, árvores e gramados, para atender a crianças de dois a oito anos de idade. A escola foi projetada para que, na primeira infância, as crianças vivenciassem as inúmeras possibilidades de serem felizes e para que elas, através do brincar, conviver e experimentar, fossem aprendendo e se desenvolvendo. O espaço, com muita natureza, plantas, animais, árvores e água, foi o elemento vivo que povoou esse brincar, que é o trabalho da criança para aprender.
A Escola Jardim foi crescendo e os alunos também. Durante 15 anos, a escola educava até os 10 anos, o antigo Curso Primário. Em 1985, atendendo aos alunos e suas famílias, completamos nosso trabalho com salas de 5º ao 8º ano, o Curso Ginasial. Trabalhamos por anos dessa forma, até que sentimos a necessidade de formar nossos alunos até o final do ensino básico e, para comemorar nosso jubileu de prata, criamos o Ensino Médio, em 1995.
Durante 25 anos, adotamos o Método de Ensino Montessori, que se propõe a educar crianças e jovens tanto intelectual quanto física e espiritualmente, para a liberdade. Mais tarde, a partir de uma proposta do MEC, Ministério de Educação e Cultura, para uma educação de vanguarda que se enquadrava nos nossos padrões, passamos a nos guiar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN, adequando-os, no que achamos necessário, à filosofia montessoriana que ainda embasa nosso trabalho. Trabalhamos sempre em busca da excelência na qualidade do ensino que propomos e, pelos resultados que nossos alunos vêm alcançando na vida, profissional e pessoalmente, acreditamos estar no bom caminho.