JARDIM+VERDE

O Jardim + Verde simboliza a mudança de postura da Escola Jardim das Nações frente ao meio ambiente, para formar gerações que vivem na prática a sustentabilidade e o respeito ao planeta.
Mais do que aprender, nossas crianças e jovens vão experimentar de verdade. Não é da boca pra fora: o Jardim vive o que ensina.
Hoje, este é o Projeto que reúne todas as ações ambientais e de sustentabilidade da Escola, tanto na área pedagógica, quanto administrativa. Listamos algumas ações e seus impactos.

CONHEÇA OS PROJETOS

NOSSAS CONQUISTAS

Gerenciamento de Resíduos

Destinamos os resíduos que produzimos corretamente, priorizando a reciclagem e/ou reaproveitamento como destino correto. No ano de 2022, deixamos de enviar 26.730 quilos de resíduos recicláveis e orgânicos para aterros sanitários.

Recursos Naturais

Reduzir a demanda por recursos naturais é de extrema importância para nós. Minimizamos o consumo de copos descartáveis (2017: 121.000 copos para 3100 copos em 2022) e não adotamos mais agendas físicas nos segmentos da EI, FUND AF e CJN

Caneca Própria

Definimos que todos alunos e funcionários do Jardim utilizem caneca própria, ao invés de copos descartáveis, que causam um grande impacto ao meio ambiente.

Ponto de Entrega Voluntária

Já há alguns anos, temos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para descarte correto de resíduos eletrônicos, pilhas, baterias e óleo de cozinha. Além do Meio Ambiente, isso também beneficia a sociedade, aumentando empregos no setor.

Baixo Consumo

A Escola Jardim das Nações dá preferência para dispositivos com baixo consumo de água; dessa forma, nossas bacias sanitárias e torneiras reduzem a demanda da escola e ajudam na economia de água!

Resíduo Orgânico

Todos os restos de alimentos da Escola são reaproveitados por criadores de animais. No momento, temos uma parceria com um criador de suínos e assim diminuímos a quantidade de Metano (CH4, gás de efeito estufa 20 vezes mais forte que o CO2) que seria emitida por aterros sanitários.

Ecocidadão

Atualmente, desenvolvemos em todos os segmentos do Jardim - do Infantil ao Médio - projetos de educação ambiental, que seguem a legislação nacional para formação do “Ecocidadão”.

Materiais Sustentáveis

Damos preferência a materiais com baixa emissão de poluentes visando melhorar a saúde de nossos usuários e utilizamos materiais com conteúdo reciclado, minimizando a extração de recursos naturais para produção de novos materiais.

Alimentação Saudável

A Escola tem dado preferência para o consumo de hortaliças, legumes e temperos cultivados de forma orgânica.

Além disso, os alunos da educação infantil e 2º ano, experienciam o cultivo de alimentos orgânicos em nossas hortas.

Resíduos de Obras

O Jardim destina todos os resíduos de obras para uma Unidade Recicladora da cidade; assim, todos os restos de alvenaria, concreto, telha e tijolos são britados e podem ser utilizados novamente.

Descarte de Resíduo Têxtil

A Escola envia todos estes resíduos para um parceiro que fabrica tapetes feitos a partir dos retalhos entregues.

Premiações

★ 2019 ★

Prêmio de Melhor Projeto de Educação Ambiental pela câmara municipal de Taubaté.

★ 2021 ★

Finalista no concurso Escolas que Inspiram dos SAS, na categoria Gestão de Excelência

Selo Verde EcoTaubaté, dado aos empreendimentos que se destacam na correta separação dos resíduos.

Brechó

Na escola os pais podem adquirir em nossa boutique uniformes que já foram utilizados por outros alunos a valores mais baixos. Com isso demandamos menos uniformes e menos matéria-prima e água para produzi-los. No ano de 2022, foram adquiridas pelos pais 429 peças.

NOSSOS PROJETOS

EDUCAÇÃO

INFANTIL

HORTA NA ESCOLA

Neste projeto, os alunos conhecem mais sobre os alimentos, sobre os diversos gostos e paladares. Paralelamente, eles plantam para posteriormente, experimentar os alimentos que plantaram; consequentemente, acabam aprendendo sobre noções básicas de agricultura.

GINCANA DE GESTÃO DE RESÍDUOS (G4, G5 e 1º ANO)

Junto ao professor de Educação Física, espalhamos diversos tipos de resíduos pelo espaço e os alunos devem descartá-los nas lixeiras adequadas(reciclável, orgânico e rejeito). Assim os alunos aprendem a respeito do descarte adequado dos resíduos em uma atividade prática.

ACOMPANHANDO A DEGRADAÇÃO
DE RESÍDUOS (1º ANO)

Neste projeto, simulamos como funciona um aterro sanitário dentro da escola. Os alunos se dividem em grupos (metal, vidro, plástico, papel e orgânico) e enterram seus resíduos. Cada grupo deve desenterrar seus resíduos semanalmente e observar o que está acontecendo com eles. Ao final do projeto, conceituamos que somente o papel e o resíduo orgânico se degradam: o papel porque fica molhado e dissolve, e os orgânicos porque são degradados pelo solo. Nada ocorre com os demais resíduos, que demorariam até 300 anos para se degradarem no solo.

ENSINO FUNDAMENTAL

ANOS INICIAIS

COMPOSTAGEM (5º ANO)

Neste projeto, confeccionamos composteiras com os alunos para reaproveitamento dos resíduos orgânicos. Os alunos conciliam o conteúdo do material didático com a prática da compostagem, e trabalhamos o conceito de degradação dos resíduos orgânicos montando uma minicomposteira dentro da sala de aula para a observação do processo de compostagem. Ao final de 2 meses, produzimos adubo orgânico, que é levado para a horta da escola, na Educação Infantil. No segundo semestre, os alunos montam uma composteira maior para entenderem qual o papel das minhocas no processo da compostagem.

ENSINO FUNDAMENTAL

ANOS FINAIS

TRABALHOS INTERDISCIPLINARES
(8º E 9º ANOS)

Foram diversos temas de trabalho: Reaproveitamento de água, horta orgânica, ponto de entrega voluntária de resíduos, brechó para troca de roupas.

Cada projeto teve um professor tutor e foi desenvolvido pelos alunos. No projeto de reaproveitamento de água, os alunos fizeram uma minicisterna no quiosque dos professores, realizaram palestras sobre desperdício de água e produziram vídeos informativos sobre o assunto.

No projeto da horta, os alunos fecharam uma parceria com alguns produtores orgânicos, que montaram uma feira orgânica na escola. Além disso, os alunos escolheram uma parede da escola, que foi transformada em um jardim vertical onde cultivarão hortaliças.

 

No projeto do ponto de entrega voluntária, os alunos ficaram responsáveis por expandir os resíduos recebidos pela escola. Os alunos buscaram empresas parceiras para recebimento dos resíduos e criaram um espaço para armazenamento dos seguintes itens: materiais escolares em geral, esponja de lavar-louça, giz de cera e materiais de higiene bucal.

ENSINO MÉDIO

CJN

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A semana do meio ambiente é comemorada em 05 de junho, data escolhida pela ONU para celebração do tema. Nesse período do ano, preparamos diversas atividades para todos os setores da escola. Essas atividades vão desde palestras específicas para os alunos do Ensino Médio, sessões de filmes educativos infantis para os mais novos até ações práticas, como visitas a eventos promovidos pela Prefeitura e por outras entidades ligadas ao meio ambiente.

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Material Didático

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