Preocupados com a formação de ecocidadãos e com a minimização de nossos impactos ambientais, iniciamos, em 2016, o Jardim + Verde, um programa de gestão ambiental em nossas unidades. Um dos pilares de nosso programa é a educação ambiental; por isso, realizamos diversos projetos para conscientizar e educar nossos alunos para os desafios ambientais do futuro.
O Jardim + Verde simboliza a mudança de postura da Escola Jardim das Nações frente ao meio ambiente, para formar gerações que vivem na prática a sustentabilidade e o respeito ao planeta.
Mais do que aprender, nossas crianças e jovens vão experimentar de verdade. Não é da boca para fora: o Jardim vive o que ensina.
Hoje, este Programa reúne todas as ações ambientais e de sustentabilidade da Escola, tanto na área pedagógica quanto na administrativa. Listamos algumas ações e seus impactos positivos.
Destinamos os resíduos que produzimos corretamente, priorizando a reciclagem e/ou reaproveitamento como destino correto. No ano de 2022, deixamos de enviar 26.730 quilos de resíduos recicláveis e orgânicos para aterros sanitários.
Reduzir a demanda de recursos naturais é de extrema importância para nós. Minimizamos o consumo de copos descartáveis (2017: 121.000 copos para 3.100 copos em 2022) e não adotamos mais agendas físicas nos segmentos da EI, EFAF e CJN. Além disso, implantamos impressoras frente-verso na escola e adotamos o papel reciclado em quase todas as atividades diárias.
Definimos que todos alunos e funcionários do Jardim utilizem caneca própria, ao invés de copos descartáveis, que causam um grande impacto ao meio ambiente.
Já há alguns anos, temos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para descarte correto de resíduos eletrônicos, pilhas, baterias e óleo de cozinha. Além do Meio Ambiente, beneficiamos também a indústria da reciclagem, aumentando a quantidade de empregos no setor.
A Escola Jardim das Nações dá preferência para dispositivos com baixo consumo de água; dessa forma, nossas bacias sanitárias e torneiras reduzem a demanda da escola e ajudam na economia de água!
Todos os restos de alimentos da Escola são reaproveitados por criadores de animais. No momento, temos uma parceria com um criador de suínos e assim diminuímos a quantidade de Metano (CH4, gás de efeito estufa 20 vezes mais forte que o CO2) que seria emitida pelos aterros sanitários.
Atualmente, desenvolvemos em todos os segmentos do Jardim – do Infantil ao Médio – projetos de educação ambiental, que seguem a legislação nacional para formação do “Ecocidadão”.
Damos preferência a materiais com baixa emissão de poluentes visando melhorar a saúde de nossos usuários e utilizamos materiais com conteúdo reciclado, minimizando a extração de recursos naturais para produção de novos materiais.
A Escola tem dado preferência para o consumo de hortaliças, legumes e temperos cultivados de forma orgânica. Além disso, os alunos da educação infantil, 2º e 4º anos experienciam o cultivo de alimentos orgânicos em nossas hortas.
O Jardim destina todos os resíduos de obras para uma Unidade Recicladora da cidade; assim, todos os restos de alvenaria, concreto, telha, gesso e tijolos são britados e podem ser utilizados novamente como agregados.
A Escola envia todos esses resíduos para parceiros que reaproveitam os retalhos para fabricação de novas peças e/ou oficinas de costura nas escolas do trabalho da cidade.
★ 2019 ★Prêmio de Melhor Projeto de Educação Ambiental pela câmara municipal de Taubaté.
★ 2021 ★Finalista no concurso Escolas que Inspiram dos SAS, na categoria Gestão de Excelência.
★ 2023 ★Prêmio de Melhor Projeto de Educação Ambiental pela câmara municipal de Taubaté.
★ 2024 ★Prêmio de Melhor Projeto de Educação Ambiental pela câmara municipal de Taubaté.
Nosso brechó está localizado na boutique da escola, onde as famílias podem adquirir uniformes usados em bom estado por valores menores do que os uniformes novos. Dessa forma, minimizamos o consumo de água para confecção de novas roupas e contribuímos com a reutilização das peças.
Objetivos: Ensinar os alunos sobre o cultivo de alimentos e a importância de uma alimentação saudável.
ODS e Temas Unesco: Vida na terra. Saúde e bem-estar. Década da ação para nutrição.
Neste projeto, os alunos conhecem mais sobre os alimentos, sobre os diversos gostos e paladares. Aprendem sobre noções básicas de agricultura, preparo e manutenção da horta para plantarem, colherem e se alimentarem com os alimentos cultivados.
Objetivos: Conscientização sobre o correto descarte dos resíduos sólidos produzidos diariamente na escola.
ODS e Temas Unesco: Ação Climática, Mudanças Climáticas e Estilo de Vida Sustentável.
Junto ao professor de Educação Física, espalhamos diversos tipos de resíduos pelo espaço, e os alunos devem descartá-los nas lixeiras adequadas (reciclável, orgânico e rejeito). Assim os alunos aprendem a respeito do descarte adequado dos resíduos em uma atividade prática.
Objetivos: Conscientização sobre o correto descarte dos resíduos sólidos produzidos diariamente na escola.
ODS e Temas Unesco: Ação Climática. Mudanças Climáticas e Estilo de Vida Sustentável.
Durante os meses de fevereiro e agosto, nos períodos de volta às aulas, intensificamos com os alunos a separação de resíduos. Ao término do turno, as professoras fazem rodas com os alunos para verificar como foi a separação do dia e tiram dúvidas dos alunos sobre o descarte correto dos resíduos produzidos.
Objetivos: Familiarizar os alunos com as árvores da escola, ensinando-os sobre suas características e benefícios para o nosso bem-estar.
ODS e Temas Unesco: Vida na Terra. Saúde e bem-estar. Mudanças Climáticas e Década de proteção e recuperação dos ecossistemas.
Conhecem as espécies da escola, suas características e fazem um desenho de sua árvore preferida. Essa atividade ocorre durante a semana do Dia da Árvore.
Desenham e preenchem fichas com perguntas-chave sobre as árvores do pátio durante as mudanças propiciadas pelas estações do ano. Dessa forma, mostramos aos alunos o ciclo anual de vida de uma árvore, as épocas do ano com maior energia quando são liberadas as frutas e as flores e as épocas do ano em que não há tanta energia e sua folhagem é perdida ou a coloração fica menos intensa.
Objetivos: Mostrar aos alunos o tempo de decomposição dos resíduos recicláveis e orgânicos, contextualizando a diferença de tempo entre eles. Introdução da reciclagem e sua importância para o meio ambiente.
ODS e temas Unesco: Ação Climática. Mudanças Climáticas e Estilo de Vida Sustentável.
Neste projeto, simulamos como funciona um aterro sanitário dentro da escola. Os alunos se dividem em grupos (metal, vidro, plástico, papel e orgânico) e enterram seus resíduos. Ao final do projeto, conceituamos que somente o papel e o resíduo orgânico se degradam: o papel porque fica molhado e dissolve, e os orgânicos porque são degradados pelo solo. Nada ocorre com os demais resíduos, que demorariam até 300 anos para se degradarem no solo.
Objetivos: Ensinar os alunos sobre o cultivo de alimentos e a importância de uma alimentação saudável.
ODS e Temas Unesco: Vida na terra, Saúde e bem-estar. Década da ação para nutrição. Alunos cultivam alimentos diversos e aprendem sobre os processos envolvidos na horta (fertilidade do solo, cuidados com a horta, colheita, plantio).
Objetivos: Ensinar os alunos sobre os tipos e impactos ambientais relacionados à pesca, ensinar os alunos sobre os peixes locais e ameaçados.
ODS e Temas Unesco: Vida abaixo da água. Década das ciências marinhas para o desenvolvimento sustentável.
Palestra para os alunos sobre os tipos de pesca e seus impactos ambientais (positivos e negativos). Explicação sobre as características dos peixes, sobre a cadeia alimentar e sua importância para o equilíbrio ambiental e manutenção do ecossistema marinho. Vídeo de animação que retrata de forma lúdica os conceitos abordados, ações positivas de preservação dos recursos marinhos e certificações de pesca sustentável.
Objetivos: Mostrar aos alunos sobre a importância da preservação da cobertura vegetal para evitar danos ao solo, especialmente a erosão.
ODS e Temas Unesco: Vida na terra. Saúde e bem-estar. Década de proteção dos ecossistemas.
Apresentação para os alunos sobre o tema. Como a erosão ocorre, qual a importância do solo para nossa vida e para a vida na Terra, simulador de erosão para visualizarem as diferenças no escoamento da água quando existe ou não vegetação no solo e plantio de árvores nativas, pois a recuperação e manutenção do solo depende das árvores.
Objetivos: Mostrar aos alunos os impactos ambientais causados pelas cidades. Enchentes, erosão do solo, poluição e desmatamento.
ODS e Temas Unesco: Vida na terra. Cidades Resilientes. Mudanças Climáticas. Estilo de Vida Sustentável.
Apresentação para os alunos sobre alguns dos impactos causados pelas cidades no meio ambiente: enchentes, poluição, desmatamento. Pesquisa sobre a história da cidade de Taubaté, retratando seus principais períodos de desmatamento/crescimento e vídeos com ações positivas para o meio ambiente aplicadas por cidades no mundo.
Objetivos: Mostrar aos alunos sobre os impactos negativos da monocultura no meio ambiente; em contrapartida, apresentar aos alunos mais sobre os impactos positivos da agroecologia.
ODS e Temas Unesco: Vida na terra. Saúde e Bem-Estar. Década da ação para nutrição. Década da agricultura familiar.
Apresentação sobre o tema, diferenciação dos tipos de agricultura existentes (monocultivo e policultivo) e impactos ambientais de cada modelo de cultivo. Produção de alimentos orgânicos em policultivo para que os alunos entendam a importância do equilíbrio entre a produção de alimentos e a preservação ambiental, características principais da agroecologia. Os alunos aprendem na prática a importância da biodiversidade para a agricultura, a importância de termos uma agricultura de processos e não de insumos e a importância de imitarmos os processos que ocorrem dentro da floresta. Além disso os alunos colhem os alimentos produzidos e realizam lanches com eles; dessa forma, melhoramos a aceitação dos alimentos produzidos na terra.
Objetivos: Mostrar aos alunos sobre a decomposição dos resíduos orgânicos e sobre os impactos ambientais relacionados ao descarte em aterro sanitário, utilizar o composto produzido na horta da escola, mostrar aos alunos métodos de acelerar a compostagem.
ODS e temas Unesco: Vida na terra e ação climática.
Montagem de composteira (primeiro semestre) para produção de adubo e adubação da horta da educação infantil. A decomposição dos resíduos orgânicos é um processo natural que pode e deve ser replicado para reaproveitamento dos resíduos orgânicos e constante produção de adubo natural. Ao invés de encaminharmos então os resíduos orgânicos para os aterros sanitários, podemos reaproveitá-los, minimizando a quantidade de resíduos orgânicos que enviamos para os aterros sanitários.
No segundo semestre, adicionamos minhocas e aplicamos o Embiotic (bactérias decompositoras) na composteira de resíduos verdes (local para descarte de restos de folhas e galhos) para os alunos aprenderem formas de acelerarem a decomposição dos resíduos orgânicos.
Objetivos: Incentivar o descarte correto dos resíduos de forma lúdica e divertida.
ODS e temas Unesco: Ação climática. Mudanças Climáticas e estilo de vida sustentável.
O desafio acontece como uma forma de incentivar os alunos de forma lúdica na correta separação dos resíduos produzidos diariamente por eles. Cada sala recebe planilhas que são avaliadas diariamente pelas funcionárias da limpeza de nossa escola. Cada sala deve acertar a segregação correta em, no mínimo, 70% dos dias letivos de cada semestre. As salas que conseguem essa pontuação recebem um lanche especial ao final de cada semestre.
Auxílio nos projetos escolhidos quando possuem temáticas ambientais. A assessoria serve para alinhar as expectativas dos alunos e para contribuir com o aprendizado do conteúdo escolhido por eles.
Objetivos: Incentivar o descarte correto dos resíduos de forma lúdica e divertida.
ODS e temas Unesco: Ação climática. Mudanças Climáticas e estilo de vida sustentável.
Competição entre as salas para premiar a sala que separa corretamente os resíduos. Funcionárias da limpeza avaliam as salas em planilhas colocadas nos murais. Sala vencedora ganha 5 pontos extras no JOIJAN no primeiro semestre e meio ponto na média de Ciências no segundo semestre.
O nosso Ensino Integral realiza duas campanhas de doações no ano. Os alunos podem estilizar os contêineres que receberão as doações, podem quantificar as doações, separar, montar kits de doações, realizar vídeos e outros tipos de divulgações das campanhas.
Os alunos aprendem sobre o cultivo e produção de alimentos e auxiliam nas rotinas da horta da escola (plantio, rega e colheita). Depois realizam receitas com os itens cultivados junto à nutricionista da escola.
Montagem de composteira (primeiro semestre) para produção de adubo e adubação da horta do Todo Dia. A decomposição dos resíduos orgânicos é um processo natural que pode e deve ser replicado para reaproveitamento dos resíduos orgânicos e constante produção de adubo natural.
Objetivos: Incentivar o descarte correto dos resíduos de forma lúdica e divertida.
ODS e temas Unesco: Ação climática. Mudanças Climáticas e estilo de vida sustentável.
Competição entre as salas para premiar a sala que separa corretamente os resíduos. Funcionárias da limpeza avaliam as salas em planilhas colocadas nos murais. Sala vencedora ganha 5 pontos extras no Intercol no primeiro semestre e meio ponto na média de Biologia no segundo semestre.
murais.
Auxílio nos projetos, com palestras do Engenheiro Ambiental, Reginaldo Cruz, focadas nos projetos que ele desenvolveu com o segmento. A assessoria serve para alinhar as expectativas dos alunos e para contribuir com o aprendizado do conteúdo escolhido por eles.
Todos os anos, realizamos, no início de junho, a nossa semana integrada de Meio Ambiente em comemoração às datas instituídas pela ONU e Unesco com relação ao tema. Nessa semana, são desenvolvidas ações em todos segmentos, visando conscientizar nossos alunos sobre a importância da preservação ambiental.