O Jardim + Verde simboliza a mudança de postura da Escola Jardim das Nações frente ao meio ambiente, para formar gerações que vivem na prática a sustentabilidade e o respeito ao planeta.
Mais do que aprender, nossas crianças e jovens vão experimentar de verdade. Não é da boca pra fora: o Jardim vive o que ensina.
Hoje, este é o Projeto que reúne todas as ações ambientais e de sustentabilidade da Escola, tanto na área pedagógica, quanto administrativa. Listamos algumas ações e seus impactos.
Destinamos os resíduos que produzimos corretamente, priorizando a reciclagem e/ou reaproveitamento como destino correto. No ano de 2022, deixamos de enviar 26.730 quilos de resíduos recicláveis e orgânicos para aterros sanitários.
Reduzir a demanda por recursos naturais é de extrema importância para nós. Minimizamos o consumo de copos descartáveis (2017: 121.000 copos para 3100 copos em 2022) e não adotamos mais agendas físicas nos segmentos da EI, FUND AF e CJN
Definimos que todos alunos e funcionários do Jardim utilizem caneca própria, ao invés de copos descartáveis, que causam um grande impacto ao meio ambiente.
Já há alguns anos, temos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para descarte correto de resíduos eletrônicos, pilhas, baterias e óleo de cozinha. Além do Meio Ambiente, isso também beneficia a sociedade, aumentando empregos no setor.
A Escola Jardim das Nações dá preferência para dispositivos com baixo consumo de água; dessa forma, nossas bacias sanitárias e torneiras reduzem a demanda da escola e ajudam na economia de água!
Todos os restos de alimentos da Escola são reaproveitados por criadores de animais. No momento, temos uma parceria com um criador de suínos e assim diminuímos a quantidade de Metano (CH4, gás de efeito estufa 20 vezes mais forte que o CO2) que seria emitida por aterros sanitários.
Atualmente, desenvolvemos em todos os segmentos do Jardim – do Infantil ao Médio – projetos de educação ambiental, que seguem a legislação nacional para formação do “Ecocidadão”.
Damos preferência a materiais com baixa emissão de poluentes visando melhorar a saúde de nossos usuários e utilizamos materiais com conteúdo reciclado, minimizando a extração de recursos naturais para produção de novos materiais.
A Escola tem dado preferência para o consumo de hortaliças, legumes e temperos cultivados de forma orgânica.
Além disso, os alunos da educação infantil e 2º ano, experienciam o cultivo de alimentos orgânicos em nossas hortas.
O Jardim destina todos os resíduos de obras para uma Unidade Recicladora da cidade; assim, todos os restos de alvenaria, concreto, telha e tijolos são britados e podem ser utilizados novamente.
A Escola envia todos estes resíduos para um parceiro que fabrica tapetes feitos a partir dos retalhos entregues.
★ 2019 ★
Prêmio de Melhor Projeto de Educação Ambiental pela câmara municipal de Taubaté.
★ 2021 ★
Finalista no concurso Escolas que Inspiram dos SAS, na categoria Gestão de Excelência
Selo Verde EcoTaubaté, dado aos empreendimentos que se destacam na correta separação dos resíduos.
★ 2023 ★
Prêmio de Melhor Projeto de Educação Ambiental pela câmara municipal de Taubaté.
★ 2024 ★
Prêmio de Melhor Projeto de Educação Ambiental pela câmara municipal de Taubaté.
Na escola os pais podem adquirir em nossa boutique uniformes que já foram utilizados por outros alunos a valores mais baixos. Com isso demandamos menos uniformes e menos matéria-prima e água para produzi-los. No ano de 2022, foram adquiridas pelos pais 429 peças.
Objetivos: Ensinar aos alunos sobre o cultivo de alimentos e a importância de uma alimentação saudável;
ODS e Temas Unesco: Vida na terra, Saúde e bem-estar. Década da ação para nutrição.
Neste projeto os alunos conhecem mais sobre os alimentos, sobre os diversos gostos e paladares. Aprendem sobre noções básicas de agricultura, preparo e manutenção da horta para plantarem, colherem e se alimentarem com os alimentos cultivados.
Objetivos: Conscientização sobre o correto descarte dos resíduos sólidos produzidos diariamente na escola;
ODS e Temas Unesco: Ação Climática. Mudanças Climáticas e Estilo de Vida Sustentável.
Junto ao professor de Educação Física, espalhamos diversos tipos de resíduos pelo espaço e os alunos devem descartá-los nas lixeiras adequadas(reciclável, orgânico e rejeito). Assim os alunos aprendem a respeito do descarte adequado dos resíduos em uma atividade prática.
Objetivos: Conscientização sobre o correto descarte dos resíduos sólidos produzidos diariamente na escola;
ODS e Temas Unesco: Ação Climática. Mudanças Climáticas e Estilo de Vida Sustentável.
Durante os meses de fevereiro e agosto, nos períodos de voltas as aulas, intensificamos com os alunos a separação de resíduos. Ao término do turno as professoras fazem rodas com os alunos para verificar como foi a separação do dia e tirar dúvidas dos alunos sobre o descarte correto dos resíduos produzidos.
Objetivos: Familiarizar os alunos com árvores da escola, ensinando-os sobre as características e benefícios das
mesmas para o nosso bem-estar;
ODS e Temas Unesco: Vida na Terra,
Saúde e bem-estar. Mudanças Climáticas e Década de proteção e recuperação dos
ecossistemas.
Conhecem as espécies da escola,
suas características e fazem um desenho de sua árvore preferida. Esta atividade ocorre durante a semana do Dia da Árvore.
Desenham e preenchem fichas com perguntas chave sobre as árvores do pátio durante as mudanças propiciadas pelas estações do ano. Desta forma mostramos aos alunos o ciclo anual de vida de uma árvore, as épocas do ano com maior energia em que são liberadas as frutas e as flores e as épocas do ano em que não há tanta energia e sua folhagem é perdida ou a coloração fica menos intensa.
Objetivos: Mostrar aos alunos o tempo de decomposição dos resíduos recicláveis e orgânicos, contextualizando a diferença de tempo entre eles. Introdução da reciclagem e sua importância para o meio ambiente;
ODS e temas Unesco: Ação Climática. Mudanças Climáticas e Estilo de Vida Sustentável.
Neste projeto, simulamos como funciona um aterro sanitário dentro da escola. Os alunos se dividem em grupos (metal, vidro, plástico, papel e orgânico) e enterram seus resíduos. Ao final do projeto, conceituamos que somente o papel e o resíduo orgânico se degradam: o papel porque fica molhado e dissolve, e os orgânicos porque são degradados pelo solo. Nada ocorre com os demais resíduos, que demorariam até 300 anos para se degradarem no solo.
Objetivos: Ensinar aos alunos sobre o cultivo de alimentos e a importância de uma alimentação saudável;
ODS e Temas Unesco: Vida na terra, Saúde e bem-estar. Década da ação para nutrição.
Alunos cultivam alimentos diversos e aprendem sobre os processos envolvidos na horta (fertilidade do solo, cuidados com a horta, colheita, plantio).
Objetivos: Ensinar aos alunos sobre os tipos e impactos ambientais relacionados à pesca, ensinar os alunos mais sobre os peixes locais e ameaçados;
ODS e Temas Unesco: Vida abaixo da água. Década das ciências marinhas para o desenvolvimento sustentável.
Palestra para os alunos sobre os tipos de pesca e seus impactos ambientais (positivos e negativos). Explicação sobre as características dos peixes, sobre a cadeia alimentar e sua importância para o equilíbrio ambiental e manutenção do ecossistema marinho. Vídeo de animação que retrata de forma lúdica os conceitos abordados, ações positivas de preservação dos recursos marinhos e certificações de pesca sustentável.
Apresentação para os alunos sobre o tema. Como a erosão ocorre, qual a importância do solo para nossa vida e vida na terra, simulador de erosão para visualizarem as diferenças no escoamento da água quando existe e não vegetação no solo e plantio de árvores nativas, pois a recuperação e manutenção do solo depende das árvores.
Apresentação para os alunos sobre alguns dos impactos causados pelas cidades no meio ambiente: enchentes, poluição, desmatamento. Pesquisa sobre a história da cidade de taubaté, retratando seus principais períodos de desmatamento/crescimento e vídeos com ações positivas para o meio ambiente aplicadas por cidades no mundo.
Apresentação sobre o tema, apresentação da implantação de uma horta agroecológica e suas etapas, apresentação das espécies de adubação verde e produção de textos.
Montagem de composteira (primeiro semestre) para produção de adubo e adubação da horta da educação infantil. A decomposição dos resíduos orgânicos é um processo natural que pode deve ser replicado para reaproveitamento dos resíduos orgânicos e constante produção de adúbo natural.
No segundo semestre adicionamos minhocas e aplicamos o embiotic na composteira de resíduos verdes para alunos aprenderem formas de acelerarem a decomposição dos resíduos orgânicos
Auxílio nos projetos, iniciar com palestras apresentando os temas já realizados em projetos de T.I e possíveis temas a serem realizados.
O nosso Ensino Integral realiza duas campanhas de doações no ano. Os alunos podem estilizar os contêineres que receberão as doações, podem quantificar as doações, separar, montar kits de doações, realizar vídeos e outros tipos de divulgações das campanhas).
Os alunos aprendem sobre o cultivo e produção de alimentos e auxiliam nas rotinas da horta da escola (plantio, rega e colheita) para depois de cultivados realizarem receitas junto à nutricionista da escola
Montagem de composteira (primeiro semestre) para produção de adubo e adubação da horta do todo dia. A decomposição dos resíduos orgânicos é um processo natural que pode deve ser replicado para reaproveitamento dos resíduos orgânicos e constante produção de adubo natural.
Competição entre as salas para premiar a sala que separa corretamente os resíduos. Funcionárias da limpeza avaliam as salas em planilhas colocadas nos murais.
Auxílio nos projetos, com palestras do Engenheiro Ambiental, Reginaldo Cruz, focadas nos projetos que ele desenvolveu com o segmento.
Todos os anos realizamos no inicio de junho a nossa semana integrada de meio ambiente de Meio Ambiente em comemoração as datas instituídas pela ONU e Unesco com relação ao tema. Nesta semana são desenvolvidas ações em todos segmentos, visando conscientizar nossos alunos sobre a importância da preservação ambiental.