A leitura é um dos pilares da formação do conhecimento e do desenvolvimento do jovem estudante. No entanto, o hábito deve acompanhar (e respeitar) o desenvolvimento psíquico e intelectual. Para isso, é importante que os pais compreendam os estágios que caracterizam o relacionamento da criança com os livros.
O projeto do Jardim Literário foi idealizado pela professora Adriana Almeida, para aliar a literatura com o ar livre no nosso lindo parque, onde as professoras escolhem ótimas obras para apresentar aos seus alunos, contando as histórias.
A sala de Leitura “Monteiro Lobato” destinada à Educação Infantil e 1° ano é mobiliada de acordo com a faixa etária e com um acervo próprio, amplo e sempre atualizado. Através de seu acervo, as educadoras realizam leituras diárias para nossas crianças desde muito pequenas, com as crianças que estão no nosso Berçário, tanto na língua portuguesa, quanto na língua inglesa.
Nossas crianças a partir de Grupo III, além de ouvir histórias contadas pelas educadoras na escola, são convidadas semanalmente a levarem para casa, um livro do acervo da sala de leitura, indicados pelas educadoras que preparam momentos de “rodas temáticas”: livros de boas ilustrações, livros de histórias de aventuras, livros de um mesmo autor, livros que contam histórias de animais, etc ou momento de escolhas pelas próprias crianças, chamados de “temas livres”. Há também momentos propostos de leitura em casa, para alunos de Grupos IV e V, através do uso da tecnologia: QRcodes, propostos pelo material do “SAS”. Essas situações familiares promovem o bem-estar, o compartilhamento e o prazer de estar juntos, além de estimular a aprendizagem prazerosa da leitura.
Afirmamos e comprovamos pela experiência e observação de nossas crianças, durante todo o processo escolar, que estas ações iniciadas desde muito pequenos, refletem diretamente na formação de um leitor competente, no prazer por aprender, como ferramenta eficaz para ler e entender o mundo.
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais inauguraram um novo projeto: o Sebo do Livro. A partir de agora, todos os meses, os alunos poderão trazer livros que já leram para trocar por outros com seus colegas no dia do sebo.