Conheça os nossos diferenciais.
Material sólido e com muita credibilidade.
Acervo literário dividido por segmento.
Coordenação de Vestibular para orientar os alunos.
Espaços adequados para formação integral.
Com uma história de sucesso crescente, o Colégio Jardim das Nações vem, desde 1995, formando jovens que são reconhecidos pelas instituições de ensino superior e pelo mercado de trabalho por aplicarem seus conhecimentos, habilidades e competências de forma criativa, autônoma e proativa, além de propagarem os nossos valores e princípios tais como relações interpessoais pautadas pelo diálogo, pela democracia, justiça e solidariedade.
Bem antes mesmo da homologação do Novo Ensino Médio, sempre acreditamos no poder da educação integral, considerando o ser humano na sua multidimensionalidade e diversidade, estimulando e preparando os nossos jovens não só para ingressarem em excelentes instituições de ensino superior públicas e privadas, nacionais e internacionais, mas também para serem pessoas felizes ao encontrarem seu lugar de protagonismo num mundo extremamente complexo, mas cheio de oportunidades de pensar e fazer diferente.
No CJN, os momentos de aprendizagem não se resumem ao espaço nem ao formato convencional das aulas expositivas; em muitas situações planejadas e com a prática de metodologias ativas, os estudantes produzem o seu próprio conhecimento, exercitam habilidades intra e interpessoais e desenvolvem uma visão transdisciplinar relacionando e aplicando o conhecimento escolar de forma contextualizada e prática.
Adotamos o Geekie One, que é um material didático totalmente digital e flexível (os conteúdos podem ser complementados, acrescentados ou reorganizados a qualquer momento) e é executável em qualquer dispositivo android ou IOS; os nossos alunos recebem um Chromebook em comodato para utilizarem o GeekieOne.
Produção de Texto/Redação com metodologia exclusiva na qual o aluno aprende de forma processual e profunda os critérios de correção das redações dos principais vestibulares e ENEM. O resultado desse excelente trabalho tem sido evidenciado pela conquista de altíssimas notas dos nossos alunos no ENEM, inclusive os treineiros, havendo muitas notas oficiais acima de 900 pontos. O aluno pode participar também semanalmente das Oficinas de Redação, aprimorando sua competência escritora.
A valorização do esporte é também um dos eixos diferenciais do CJN. Entendendo que a prática do esporte, além dos evidentes benefícios físicos, promove a integração dos alunos, o trabalho em equipe, o desafio à superação, o valor da disciplina e o respeito ao próximo, nosso colégio tem tradição de realizar jogos escolares internos, o Intercol, e de participar anualmente dos jogos da cidade, destacando-se por conquistar vários títulos nesses campeonatos.
Laboratórios de Investigação na área de Ciências da Natureza por meio dos quais os alunos se deparam com situações problema ou com propostas reflexivas sobre os conceitos fundantes da Biologia, Física e Química e executam as experiências de forma muito ativa.
Oferecemos também atividades opcionais como oficina de teatro e preparação para os exames de proficiência em espanhol (DELE) e inglês (Cambridge), sem custo adicional, propiciando aos estudantes a oportunidade de enriquecerem seus repertórios linguísticos e de expressão artística. Outras possibilidades de atividades extracurriculares são oferecidas pelo CAE (Centro de Atividades Extracurriculares) mediante investimento financeiro bastante acessível.
Tem como objetivo orientar alunos e famílias desde a 1ª série sobre os diferentes processos seletivos para o ensino superior, tanto nacionais quanto internacionais, propondo ajustes de foco a partir de reuniões individuais com cada estudante e com as famílias. A Coordenação de vestibular também realiza excursões para as principais universidades do Estado de SP – USP, UNICAMP.
Projetos na 1ª e 2ª séries que os alunos têm a oportunidade de desenvolver ao longo do ano, com encontros semanais com os professores orientadores, seguindo os princípios da metodologia de pesquisa, aprofundamento conceitual, proposição de intervenções ou desenvolvimento de soluções relacionadas a temas contemporâneos universais. Os alunos podem propor livremente temas de projetos. Como afiliados ao programa PEA UNESCO, a Escola e o Colégio Jardim das Nações estimulam também o desenvolvimento de projetos dentro do tema anual ou tema da década proposto por esse órgão das Nações Unidas.
Aprender de um jeito diferente e potente para além dos muros da escola também é uma prática estimulada no CJN com as excursões escolares. Através de saídas para estudo, os alunos interagem com ambientes diferentes podendo aprender de forma ainda mais significativa, isso sem falar na possibilidade de estreitar laços com professores e colegas num convívio mais próxim.
Contamos com a sala de leitura “Guimarães Rosa” no CJN, cujo principal objetivo é apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico do Colégio, além de valorizar a leitura literária em seu cotidiano e proporcionar condições para que o professor faça uso coletivo do texto escrito em diversas situações de aprendizagem. Trabalhamos os clássicos da Literatura cobrados nos principais vestibulares do país e realizamos anualmente o Mês Literário, homenageando autores nacionais consagrados. A cada ano, os alunos e professores selecionam um autor e exploram sua obra ao máximo, culminando com a Feira do Livro.
Aulas semanais de Projeto de Vida, articuladas com a mentoria e Coordenação de Vestibular. Nessas aulas são trabalhados temas e aplicadas práticas que visam desenvolver o autoconhecimento e as habilidades socioemocionais dos alunos. Na 3ª série, o Projeto de Vida também realiza a aplicação de testes para ajudar os alunos a decidirem suas áreas profissionais ou cursos específicos.
Orientação Educacional com canal de comunicação permanentemente aberto para alunos e famílias para avaliações e orientações sobre o aproveitamento escolar dos estudantes.
Mentoria regular para as turmas da 3ª série, mas também num formato de atendimento individual, orientando os alunos sobre organização e métodos de estudo, estratégias e construção de diferenciais acadêmicos tendo em vista o melhor aproveitamento e rendimento no ensino superior e uma aceleração no alcance do sucesso profissional e/ou empreendedor.
Há alguns anos, o Grêmio Estudantil do CJN se organiza e atua de forma engajada nos processos escolares: realizam eventos, como a Gincana do Meio Ambiente, participam dos Conselhos de Classe, planejam a monitoria de alunos para colegas que precisam de suporte extra para a aprendizagem, entre outras atividades. O mais importante é que alunos do Grêmio aprendem muito sobre representatividade e ganham autonomia e responsabilidade atuando em grupo como a voz dos colegas.
Em nossas instalações da Unidade Taubaté, também contamos com salas de aula climatizadas, laboratório de Ciências Naturais, oficina de investigação, sala de leitura, espaços para refeição, quadra poliesportiva, auditório com capacidade para 250 pessoas e cantina.