O English Program é um programa de ensino de inglês na grade curricular de todas as turmas da Educação Infantil e carga horária semanal que pode chegar a 2 horas e meia, com uma proposta que alia ações lúdicas e a solidez de um material didático em inglês moderno e contextualizado, proporcionando muita prática em todas as habilidades. Utilizamos diversas metodologias no English Program, com destaque para a abordagem metodológica CLIL (Content and Language Integrated Learning), o aprendizado se consolida também apresentando assuntos relacionados ao dia-a-dia em família, alimentação saudável, ambiente escolar, reciclagem dentre outros que são muito pertinentes a essa faixa etária.
O porquê do lanche: A formação dos nossos alunos envolve a conquista de uma alimentação saudável e de bons hábitos alimentares para toda a vida.
No que acreditamos: Acreditamos que na Escola como um todo, o lanche deve contar com alimentos mais ricos em nutrientes, de acordo com os valores nutricionais indicados pela nossa nutricionista para cada idade, com qualidade, sem comprometer o sabor nem e as regras básicas para a boa saúde. Porque a formação integral dos nossos alunos envolve a conquista de uma alimentação saudável e de bons hábitos alimentares para toda a vida!
Como funciona: O cardápio é elaborado pela nossa nutricionista mensalmente, que acompanha todo o processo, desde a compra dos produtos até a manipulação destes na cozinha. O cardápio é variado, e diariamente oferecemos alimentos de qualidade e saudáveis, com frutas da estação. Semestralmente, em janeiro e julho ,a taxa para o fornecimento do lanche para os aluno é paga pelos responsáveis na secretaria da escola. No Ensino Médio, o CJN disponibiliza uma Cantina terceirizada, que segue os mesmos critérios para oferecer uma alimentação saudável aos alunos.
Em nossa escola, utilizamos diversos recursos pedagógicos para nosso trabalho e nas salas iniciais da Educação Infantil, Berçário à Grupo III, agregamos materiais diversos (elementos da natureza, objetos diversos, canetas, livrões, fotos, etc) que oferecem e convidam a criança a interagir, observar, pesquisar e aprender sobre ela mesma, sobre o mundo que a rodeia, estabelecendo relações seguras e felizes.
Os espaços para as crianças de Educação infantil e 1° ano EFAI, foram pensados de acordo com a idade, as necessidades de aprendizagem da faixa etária de 4 meses a 6 anos. Acreditamos que a criança faz parte da natureza e aprende com ela, portanto nossos espaços são cheios de natureza viva: plantas, arvores, animais, flores, areia e água. A aprendizagem do autocuidado e do cuidado com o ambiente, são propostas inseridas na organização de nossos espaços e são percebidos pelos tamanhos adequados de todos os mobiliários e objetos que estão dispostos e oferecidos às crianças.
Nos espaços das crianças de Grupo II e III, a natureza está presente: as árvores, animais, a água, a areia são observados e explorados por eles com muita alegria! As salas possuem objetos, brinquedos, materiais que instigam a curiosidade, o brincar, o agir, as emoções e o pensamento das crianças em todas as áreas de linguagens, expressão e movimentos, através das interações com os colegas e nossas educadoras. A alimentação e os cuidados acontecem de forma segura e promovendo a independência, de acordo com as possibilidades de cada criança.
Nossas crianças de Grupo IV e V, compartilham os espaços com as crianças de 1° ano. Esses espaços são pensados para o desenvolvimento de movimentos mais refinados, para a busca de solucionar problemas através de diversas experiências, trazidas pelos grupos de crianças e por nossas educadoras. As salas possuem diversos materiais, kits multimídias, objetos, jogos e brinquedos, adequados a faixa etária e tão necessários à convivência em grupos, ao desenvolvimento do autoconhecimento, e de aprendizagens nas diversas áreas de linguagens, expressão, pensamento lógico-matemático.